Powered By Blogger

domingo, 4 de setembro de 2011

PINTURA RENASCENTISTA

- Pintura Renascentista

O desenvolvimento da pintura renascentista pode ser estudado através de dois momentos: a fase pré-renascentista e a fase caracterizada pela obra dos grandes gênios do Renascimento.
Na pintura renascentista as figuras eram dispostas numa composição estritamente simétrica, a variação de cores frias e quentes e o manejo da luz permitiram criar distâncias e volumes que pareciam ser copiados da realidade. A reprodução da figura humana, a expressão de suas emoções e o movimento ocuparam lugar igualmente preponderante. Os temas a representar continuavam sendo de caráter estritamente religioso, mesmo que, com a inclusão de um novo elemento a burguesia, que queria ser protagonista da história do cristianismo. Não é de admirar, portanto, que as pessoas se fizessem retratar junto com a família numa cena do nascimento de Cristo, ou ajoelhadas ao pé da cruz, ao lado de Maria Madalena e da Virgem Maria.

- Pintura Bizantina

Dentro do renascimento tambem existiam mais dois tipos de pinturas a Bizantina :nela utilizava uma linguagem baseada em linhas e a ausencia de profundidade na representação de profundidade.

- Pintura Gótica
O outro tipo de pintura foi a Gótica: ela conserva a expresão austera das figuras e o dourado da pintura bizantina.

Fonte:http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/historia/historia_da_arte/renascimento_cultural/hist_arte_2_renascimento

Postado por: Letícia A. e Deyver



Nenhum comentário:

Postar um comentário