Powered By Blogger

sábado, 3 de setembro de 2011

JAN VAN EYCK

Nos Países Baixos, Van Eyck empregou a técnica da perspectiva e aperfeiçoou a pintura a óleo.
Jan Van Eyck foi um grande pintor flamengo do século XV, fundador do estilo gótico tardio influenciando assim o Renascimento. Nasceu em 1390 na Holanda, onde trabalhou desde 1422 a 1424. Começou a desenhar e a pintar quando trabalhava na oficina do seu irmão Hubert Van Eyck. Por volta de 1421 Jan tornou-se mestre deixando a oficina do seu irmão. Em 1422 foi nomeado pintor oficial de João de Baviera, conde de Holanda e 3 Anos mais tarde muda-se para Lille (uma cidade no norte de França) e fica ao serviço do duque de Borgonha, Felipe o Bom, para quem realizou várias missões diplomáticas secretas(cargo que manteve até à sua morte) em Espanha e em Portugal. A sua visita influencia bastante os primitivos flamengos destes países. Em Portugal esta radical mudança é visível nos painéis de S.Vicente de Fora (museu da arte antiga).

Em 1430 Van Eyck inicia o seu trabalho, o político “A Adoração do Cordeiro Místico” com o seu suposto irmão Hubert e finalizou-o um ano após mudar-se para Bruges por volta de 1431 onde casou e fixou até ao dia da sua morte em 1441.

Jan Van Eyck é caracterizado pelo naturalismo (extremo do realismo, onde o que se pinta é fiel ao que é visto, mostrando que o individuo é determinado pelo ambiente e pela sua hereditariedade). Teve como influências o escultor Klaus Sluter e Broedeldam e a pintura helenística, devido à profundidade e à utilização de sombras entrando para o realismo.
Nas suas obras existem pormenores na textura e na procura de novos sistemas de representação da tridimensionalidade, a perspectiva.

Pintava sobre madeira, polindo-a, o que fazia com que houvesse naturalmente uma sensação de profundidade e brilho.

Inicialmente pensava-se que Van Eyck teria inventado a pintura a óleo mas atualmente estudos provam que ele apenas a aperfeiçoou (já existia em Flandres), criando a tinta a óleo com secagem rápida, ainda hoje utilizada.
Através desta inovação é fácil de perceber a sua capacidade de representar com facilidade uma variedade de temas com grande realismo onde conseguia retratar detalhes microscópicos. É através da utilização de óleo sobre madeira que consegue encontrar as texturas exatas para a pele utilizando várias tonalidades de tinta sobrepondo-as. Todas as suas figuras humanas são retratadas como se de um monumento se tratassem (ex: do retrato dos Arnolfini)
As suas obras:
Van Eyck é principalmente conhecido devido à realização de duas obras: o político “A Adoração do Cordeiro Místico” e ao “Casamento de Arnolfini”.


Postado por: Anna Eduarda B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário